sábado, 20 de outubro de 2007

O Fado morreu?




Amigos cá estou eu mais uma vez a escrever no meu blog, estou neste momento sentado a ouvir o álbum da Mafalda Arnauth e lembrei-me de escrever aqui qualquer coisa sobre o assunto. Descobri esta fadista acidentalmente num dia qualquer em que fazia zapping na minha tv. Como na televisão nacional é raro haver alguma coisa de jeito e que valha a pena ser vista muitas vezes faço zapping na esperança de encontrar um qualquer assunto de interesse, e por acaso dessa vez encontrei a Mafalda Arnauth a cantar fado num programa do canal 2 o qual logo me despertou algum interesse. Não sendo eu grande conhecedor de fado acho que não me devo "esticar" muito no assunto em causa. Mas acho muito bem que existam novas vozes no fado e acho que o marcado da musica nacional nesse aspecto está a crescer de forma positiva, pois afinal de contas não pode só haver novos lançamentos de pseudoartistas fruto de grandes jogadas de marketing e de produção que acompanham as bandas sonoras de telenovelas e as quais quando chega a horinha de actuar ao vivo só se ficam pelo playback e uma certa actitude em palco para agradar as meninas de 13 ou 14 anitos. E caros amigos nem vou sequer referir nomes.
Depois deste pequeno aparte digo-vos que adorei a voz da Mafalda Arnauth e a maneira como ela canta Fado, pessoalmente até prefiro este estilo um pouco mais conservador em relação ao fado do que por exemplo o estilo mais inovador adoptado pela Marisa a qual tem uma grande reputação internacionalmente.
Após ter visto o tal programita no canal 2 gravado ao vivo fiquei interessado no trabalho desta fadista e tratei logo de ir ouvir alguns dos álbuns disponíveis os quais recomendo vivamente a quem gosta de fado.
Por isso posso afirmar com bastantes certezas que o fado não morreu e que vai continuar vivo por muitos anos pois noto alguma predisposição para o fado em algumas pessoas da minha geração, pois a cultura neste pais não pode só ser alimentada por "pimbas" e afins, haveria muito mais coisas que poderia referir aqui mas nem vale muito a pena pois acho que já me fiz entender convenientemente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah "Fadista"... assim é que é falar.Também gosto da Mafalda Arnauth, especialmente do timbre quente da sus voz. Já tive oportunidade de a ver e ouvir cantar ao vivo.
Pelos vistos as interpretações do Joel Xavier deram frutos...