sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Fiat G-91 da Lago



Como provavelmente devem ter reparado este é o meu primeiro post relativo ao Flight Simulator da Microsoft, programa o qual eu utilizo bastantes vezes, em segundo ou terceiro lugar logo a seguir ao Windows.
Recebi este novo addon de mais uma aeronave para o Flight simulator e por ser muito recente o meu voo como test pilot nesta aeronave aqui ficam os meus comentários.
Este Fiat G91 da empresa de software italiana Lago é deveras interessante pois não é uma aeronave muito comum nas listas de addons do Flight Simulator, e aviso desde já que não me vou adiantar muito naquilo que diz respeito a operação da aeronave no mundo real, mas não posso deixar de referir o importante papel que a mesma desempenhou na Força aérea portuguesa ao longo de vários anos de serviço operacional.
No aspecto visual da aeronave não posso fazer grandes reparos, a mesma vem bem fornecida de vários esquemas de pintura e alguns bastante interessantes como podem ver nas duas fotos. No modelo visual eu pessoalmente acho que seria bom ter os G91 operados pela FAP com algum armamento debaixo das asas e também pelo menos um dos esquemas de pintura usados da guerra do ultramar. Isto tendo em conta que os únicos G91 a terem um baptismo de fogo em combate operacional foram os operados por Portugal na guerra de África, logo com valor histórico de inportancia penso que seria relevante a sua inclusão.
Uma das coisas que me surpreendeu mais neste avião foi o som da turbina, penso estar muito realista se bem que nunca estive sentado dentro do real com a turbina a "turbinar" mas tendo em conta as vezes que o vi e ouvi do lado de fora está quanto a mim bastante realista.
E outra coisa a qual achei muito interessante foi o facto de o piloto ter que ter muitos cuidados com a operação da turbina, pois este G91 simula de forma interessante os limites de operação da turbina, tendo o piloto de se empenhar muito para o "fogareiro" não se apagar. Por isso meus amigos, olhinhos nos instrumentos de motor e mãozinha esquerda sempre a jeito no Throtle, ok.
Como avião vocacionado também para missões CAP (Close air support) como seria de espera é bastante ágil quer a baixas , quer a altas altitudes, se bem que achei ser bastante permissivo em termos de operação de velocidades. acho que o modelo de voo está aerodinamicamente demasiado limpo, logo é lento a dissipar as velocidades o que quanto a mim neste avião não se torna muito realista por ter uma relação peso potencia melhor do que a que tem no mundo real. A Lago poderia de algum modo remediar esta característica menos boa se o modelo visual não tivesse os drop tanks.

PRÓS:
-Modelo visual
-Realismo da operação da turbina
-Bom cockpit

CONTRAS:
-Modelo de voo demasiado limpo aerodinamicamente
-Iluminação do cockpit não muito realista (mas eficaz no FS)
-Ausência de armamento no modelo visual

Sem comentários: