quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Voo Nocturno



Já lá vai há algum tempo as primeiras vezes em que voei de noite, os primeiros voos que fazemos após o pôr do sol são difíceis de esquecer pois tudo se torna algo diferente daquilo a que estamos habituados. Passamos a ter uma perspectiva muito diferente das coisas e muitas vezes somos enganados pelos nossos próprios sentidos. Para alem de toda a beleza de voar na escuridão o nível de exigência também é maior e logicamente como podem deduzir também se torna mais cansativo principalmente na fase de instrução com um qualquer instrutor a dar-me uns "abanões" para eu não me distrair das minhas funções e principais objectivos da "missão", porque mesmo por breves momentos em que queremos desfrutar um pouco da paisagem nocturna dá logo para "entornarmos" a aeronave e corremos mesmo o risco de ficarmos algo desorientados. Uma dessas noites o instrutor que me tinha "saído na rifa" saiu-se com a seguinte frase: ...afinal és Gay ou não???... imaginem só o meu estado de choque e espanto depois de ouvir tal coisa, fiquei por uns segundos sem reacção, ainda para mais isto aconteceu após a descolagem e ainda não tinha-mos cruzados sequer os 1000 Pés (para quem não sabe são 300 metritos) mas depois de desviar parte do meu processo mental e libertar um pouco o meu "workload", lá respondi, e disse:
...Pá não sou nada disso, mas bolas isso vem a propósito de quê?? o que ouvi a seguir foi só o confortável ronronar do motor do avião e de dentro da boca do instrutor nadinha. Nos meus auscultadores silencio total. Bem o voo continuou normalmente e nunca mais me lembrei do incidente pelo menos até a hora de me deitar e de ter chegado a altura de eu fazer o meu "self debrief" do voo.
Depois pensei, bolas isto de ser aluno um gajo atura cada cena pá; mas depois de reflectir mais um pouco cheguei á brilhante conclusão que a função de instrutor também tem muito que se lhe diga, as vezes tem de "stressar" os alunos e existem muitas formas de o fazer. Os instrutores entre eles muitas vezes dizem que a malta na aviação que tem imaginação mais fértil são os alunos porque eles nunca sabem o que vai sair de dentro das cabeças deles; e agora eu pergunto-vos a voces o seguinte:
Serão mesmo os alunos os que tem a imaginação mais fértil???

Sem comentários: