sábado, 20 de outubro de 2007

Fado Blues




Como todos devem saber muito bem eu sou um ávido consumidor de Blues o qual considero ser o meu género musical de eleição, aquele que mais me influencia das mais variadas formas. Descobri os Blues quase em simultâneo com a guitarra e logo comecei a tentar tocar umas coisas aí com os meus 16 ou 17 anos. E com o passar de algum tempo cheguei a conclusão que os músicos ou bandas que eu mais ouvia eram muito influenciados por esse género musical oriundo da América do Norte. Tenho algumas histórias curiosas em relação a essa descoberta. Curiosamente e após muitos anos a ouvir alguns compositores vim a descobrir mais tarde que os músicos que eu ouvia e ainda ouço tem uma certa relação entre eles, por exemplo há autores e guitarristas que se dizem muito influenciados por outros que eu também conheço bastante bem, logo por isso comecei a ver que existia um padrão de gostos e influencias se assim podemos chamar. Mas vamos ao que interessa, a relação entre o Fado e os Blues. Na minha opinião são dois géneros musicais com bastantes semelhanças principalmente pelo tipo de sentimento que transmitem, as letras e as mensagens e depois claro que há também a estrutura melódica bastante rígida com as suas escalas pentatónicas. A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, o Fado terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX tal como os Blues na América do Norte. Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme,o amor e as pequenas histórias do quotidiano dos bairros típicos. Resumindo são tudo semelhanças ainda com o facto acrescido que se crê que o Fado tal como os Blues teve também a sua origem em fortes influencias e raízes africanas que chegaram aos continentes Europeu e Americano através dos escravos negros.


Origins. The where and when of the origins of the fado constitute one of those endless sources of argument for people who enjoy that kind of thing. For the purpose of this article, it will suffice to say that, like the blues, it was the result of a confluence of cultures, being related with Brazil and Portuguese colonies in Africa and slavery. As for the when, it seems probable that the fado was practically fully formed by the middle of the nineteenth century, giving it a head start over the blues of more than fifty years.

What is it about? Fado is the Portuguese version of the blues, a plaintive, crying song with an exotic, Middle Eastern feel to it which gives it a special appeal, but makes it difficult for the unitiated to understand. As in many forms of flamenco, the fado follows fixed structures, originally derived from dance music, over which old or new lyrics are sung. These tend to deal with love (unsatisfactory, at least from the singer's point of view) and the word saudade (roughly yearning, longing, nostalgia, homesickness... missing in general) crops up a lot. The singer is the central figure and the audience is expected to pay due attention - no chattering.

The fado guitar. Fado guitarists may also be highly esteemed. From the front, the fado or Portuguese guitar looks more like a lute, from which it developed, though it is flat- rather than round-backed. It is normally twelve-stringed and played in combination with a Spanish guitar, confusingly called a viola.

The voices of fado. The high priestess, icon and idol of the fado is still undoubtedly Amália Rodrigues, who was active from 1936 until her death in 1999. She was frowned on as unorthodox for a long time, but she left a mark on the fado similar to that made by B. B. King on the blues, i.e., the shape she gave to it has come to be thought of as the "right" way, especially by people who only half-understand. You will find it easier to get recordings by her than by other performers.

in. Portugal for Visitors

Sem comentários: